Metaverso: Está chegando, O que é ? E como funciona

Metaverso está chegando

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Metaverso está chegando

Está chegando, O que é? Você Sabe oque é, estará preparado?

Metaverso está chegando

Metaverso

Metaverso está chegando, imagine andar na rua. De repente, você pensa em um produto de que precisa. Imediatamente ao seu lado, uma máquina de venda automática aparece, cheia de produtos e variações que você estava pensando.
Você para, pega um item na máquina de venda automática, ele é enviado para sua casa e continua seu caminho.

Bem-vindo ao metaverso, realidades digitais alternativas onde as pessoas trabalham, brincam e se socializam. Você pode chamá-lo de metaverso, mundo do espelho, AR Cloud, Magicverse, Spatial internet ou Live Maps, mas uma coisa é certa, está chegando e é um grande negócio.

O Mundo Novo

Pesquise no Google o termo metaverso e você encontrará várias definições. A Wikipedia o define como um espaço virtual compartilhado coletivo, criado pela convergência de realidade física virtualmente aprimorada e espaço virtual fisicamente persistente, incluindo a soma de todos os mundos virtuais , realidade aumentada e Internet .
A palavra “metaverso” é uma junção do prefixo “ meta “ (que significa além) e “ universo “; o termo é normalmente usado para descrever o conceito de uma iteração futura da internet, composta de espaços virtuais 3D persistentes, compartilhados, vinculados a um universo virtual percebido.

Atualmente, você só pode experimentar a Internet quando acessá-la, mas com novas conectividade, dispositivos e tecnologias, poderemos experimentá-la todos os dias.

Se você tiver problemas para visualizá-lo, aqui está um vídeo conceitual da Adobe e com os melhores exemplos de como ele poderia ser.

Bem Vindo ao Mundo de Espelhos

Mais do que apenas um termo de um romance de ficção científica de Neal Stephenson, o metaverso está sendo construído hoje. Kevin Kelly da Wired escreveu uma história de capa em 2019 intitulada “ Welcome to the Mirrorworld ”.
Nele, ele descreve como a realidade aumentada irá desencadear a próxima grande plataforma de tecnologia. Em essência, “estamos construindo um mapa 1 para 1 de escopo quase inimaginável. Quando estiver completo, nossa realidade física se fundirá com o universo digital. ” Em outras palavras, prepare-se para conhecer seu gêmeo digital e o gêmeo digital de sua casa, seu país, seu escritório e até mesmo sua vida.

Então, o que acontece quando o mundo vira um outdoor, os robôs têm raciocínio espacial e os assistentes virtuais são os donos da relação com o consumidor? Se esta pergunta fez você parar por um segundo, definitivamente continue lendo.

Tendencias

Hoje, o metaverso é um espaço virtual compartilhado onde as pessoas são representadas por avatares digitais (pense no Ready Player One).
O mundo virtual cresce e evolui constantemente com base nas decisões e ações da sociedade dentro dele.
Eventualmente, as pessoas serão capazes de entrar no metaverso, completamente virtualmente (ou seja, com realidade virtual) ou interagir com partes dele em seu espaço físico com a ajuda de realidade aumentada e mista.

Leslie Shannon, chefe de escotismo de tendências da Nokia, referiu-se à importância do metaverso, ou internet espacial, em uma palestra recente durante o VRARA’s Global Summit.
Durante sua palestra, ela afirmou que, “A Internet espacial é o culminar de tudo o que AR e VR está desenvolvendo hoje. É a ideia de pegar informações sobre coisas, locais ou eventos históricos e realmente localizar essas informações no mundo onde forem mais relevantes. ” A realidade aumentada e a realidade virtual serão as maneiras pelas quais você verá essa camada de informações.

Metaverso

Os profissionais de marketing e comunicação precisam prestar atenção ao metaverso porque é a próxima fronteira para a interação online. Assim como a mídia social revolucionou o panorama do marketing online, o metaverso também o fará. Embora não tenhamos um metaverso compartilhado no momento, existem empresas que estão trabalhando para criá-lo.

Fortnite, Minecraft e Animal Crossing são jogos agora, mas eles já têm grandes bases de usuários, mundos detalhados e conteúdo gerado pelo usuário. O Facebook também está se posicionando em direção ao metaverso com sua plataforma de mídia social de realidade virtual, Horizon (atualmente em beta) e Live Maps. Niantic, Magic Leap, Microsoft e muitos outros também estão trabalhando nisso.

A pandemia também mudou a cultura online. Reuniões de família no Zoom, casamentos realocados para Animal Crossing , formaturas no Minecraft e virtualmente experimentar roupas se tornaram práticas comuns. Com as reuniões sociais online se tornando mais populares e os videogames online aumentando sua construção mundial, “é inevitável que as marcas desempenhem um papel significativo no metaverso ”.

Economia –
Metaverso está chegando

As empresas precisarão fazer a transição de suas estratégias de marketing de compras de anúncios online para uma economia virtual compartilhada. As empresas precisarão fazer pesquisas de mercado sobre seus novos clientes no metaverso.
Como as pessoas agem e quais são suas preferências no metaverso pode ser totalmente diferente de como elas se comportam e o que compram na vida real. Some-se a isso a camada de negócios para robô e consumidor, onde assistentes virtuais e robôs são os donos do relacionamento com o consumidor e tudo começa a fazer sentido.

Embora certamente haja anúncios no metaverso, as marcas podem, na verdade, fazer parte da criação do próprio metaverso. Frederic Descamps, CEO da Manticore Games disse : “Mesmo no filme ‘Ready, Player, One’, quem realmente fez o Metaverso lá? Será tudo sobre o ato da criação. ” As marcas devem abordar isso com responsabilidade e ética e não fazer do nosso mundo um anúncio gigante. Isso é de extrema importância.

Cultura –
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Como no mundo real, os CMOs devem ter consciência da cultura dentro do metaverso. Vestuário digital, construção de mundo ou marketing podem ter um impacto real nas marcas. Em dezembro de 2019, foram lançadas opções de roupas no GTA V que pareciam semelhantes às que os manifestantes usavam em Hong Kong. No jogo, “jogadores vestidos como manifestantes de Hong Kong foram às ruas [fictícias] de Los Santos”. Gamers, vestidos de preto, com capacetes amarelos e máscaras de gás se revoltaram no jogo.
Os jogadores chineses perceberam, vestiram seus personagens como policiais e lutaram contra os jogadores vestidos como manifestantes.

No metaverso, as pessoas não estarão vagando individualmente. Eles terão amizades, relacionamentos (com NPCs autônomos, hologramas ou outras pessoas) que afetarão suas decisões. As marcas precisarão continuar se adaptando aos estilos de relacionamento, brincadeiras e interações. Os clientes não poderão apenas falar com as marcas como nas redes sociais, mas também interagir com elas em 3D.

Compras –
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A compra online é um dado adquirido no metaverso. Mas é mais do que experimentar digitalmente roupas que as pessoas podem comprar para a vida real . Moda virtual, “skins” de avatar e imóveis virtuais (moradias, carros, etc.) terão seu próprio valor no metaverso.
As empresas terão que projetar marcas para pessoas diferentes em diferentes estágios de riqueza. Pessoas que investem pesadamente no metaverso podem ter seus próprios negócios e propriedades, portanto, oportunidades de parceria com negócios que não existem na realidade física.

A moda é uma grande parte da criação de um personagem ou de ser representado por um avatar. Designers e casas de moda virtuais têm a chance de entrar em um mercado totalmente novo de roupas com foco digital. O metaverso trata da identidade de maneiras que não eram possíveis antes.

Entretenimento –
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No Fortnite, as celebridades do mundo real jogam e os próprios jogadores se tornam celebridades. Um estudo Reach3 Insights de 2018 descobriu que “a maioria dos streamers não são muito diferentes dos jogadores com os quais os amigos já passam o tempo na vida real, tornando esses streamers muito mais identificáveis ​​e valiosos”.
No metaverso, as marcas não conseguirão se esconder nos bastidores com anúncios, comerciais e produtos pré-fabricados. Eles próprios terão de ser pessoais e acessíveis.

As pessoas acessam o Twitter de Wendy’s para ter a chance de serem torradas. As pessoas irão para as marcas no metaverso porque sentem uma conexão, não necessariamente uma necessidade desse produto ou serviço. Wendy’s é uma empresa que já experimenta o metaverso.

Nas Mídias Digitais

Em novembro de 2018, eles montaram uma missão “Food Fight” em Fortnite e a transmitiram ao Twitch. Wendy não apareceu no jogo, mas eles pediram aos jogadores para irem atrás do restaurante do jogo, Durr Burger (como uma provocação aos rivais de Wendy). Wendy passou de zero seguidores no Twitch para mais de 7.400 e recebeu cerca de 43.500 comentários durante o jogo.

Jimmy Bennet, diretor sênior de mídia e social de Wendy, disse que eles não pagaram pelo Twitch ou Fortnite porque é mais cansativo ir atrás de promoções pagas do que divulgação natural. Bennet disse: “Não tivemos que fazer tanto trabalho pesado e colocar tanto dinheiro para apoiá-lo porque fomos capazes de nos apoiar organicamente na experiência”. Esse é o tipo de mentalidade que os CMOs e as marcas precisarão para o metaverso.

Outro grande exemplo de como o metaverso está começando a se manifestar no entretenimento foi o recente show virtual Bigger Love de John Legend, que usou a tecnologia do Wave XR para transmitir um John Legend virtual, levantar fundos para caridade e foi visto por 500.000 participantes ao vivo .

Uma grande oportunidade –
Metaverso está chegando

Uma nova iteração da internet está sendo trabalhada e isso terá implicações enormes para a sociedade. Profissionais de marketing, comunicação e branding enfrentarão novos desafios, mas também novas oportunidades. Esta nova era do metaverso irá desencadear uma criatividade incrível e abrir novas fronteiras e horizontes para marcas e negócios. Agora a pergunta é: como você está se preparando?

by Cathy Hackl

originalmente na

https://www.forbes.com/

@the.toshio

VIA |Medium

  Thiago Toshio Ogusko  

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Thiago Toshio Ogusko

Produtor XR trabalhando na interseção de tecnologia|narrativa, arte|educação. Combinando audiovisual e desenvolvimento de experiência imersiva XR. @the.toshio

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Colaborador Thiago Toshio Ogusko

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